Cuidado com os falsos profetas, porque eles usam o nome de Deus para te enganar!


Falsas Profecias no Antigo e Novo Testamento

Introdução:

A Bíblia nos alerta diversas vezes sobre falsos profetas que usaram o nome de Deus para enganar o Seu povo. No Antigo e no Novo Testamento, vemos como esses falsos mensageiros deturpavam a verdade para benefício próprio, levando o povo ao erro e à idolatria. Neste estudo, vamos analisar o que as Escrituras dizem sobre eles, como reconhecer suas características e como nos proteger contra tais enganos.

1. Falsas Profecias no Antigo Testamento:

Desde os tempos de Moisés, Deus advertiu Israel sobre os falsos profetas que falariam em Seu nome sem serem enviados por Ele.

1.1 Advertência de Deus contra falsos profetas:

Deuteronômio 18:20-22 "Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que o Senhor não falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele."

Aqui, Deus nos dá um critério claro para identificar um falso profeta: suas palavras não se cumprem. Se alguém fala em nome do Senhor e o que disse não acontece, ele não foi enviado por Deus.

1.2 Falsos Profetas na Época de Jeremias:

Jeremias 23:16-17 "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam; eles vos enchem de falsas esperanças; falam da visão do seu próprio coração, não da boca do Senhor. Dizem constantemente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Mal algum virá sobre vós."

Os falsos profetas no tempo de Jeremias pregavam paz quando Deus estava anunciando juízo. Eles falavam o que o povo queria ouvir, não o que Deus realmente dizia.

1.3 Falsos Profetas na Época de Elias:

No tempo do profeta Elias, os falsos profetas de Baal enganavam o povo, levando-os à idolatria.

1 Reis 18:21-22 "Então Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; e se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu. Então Elias disse ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens."

Os profetas de Baal usavam engano para afastar Israel do verdadeiro Deus. Elias os confrontou e provou que só o Senhor é Deus.

2. Falsas Profecias no Novo Testamento:

No Novo Testamento, Jesus e os apóstolos continuaram a advertir sobre falsos profetas e mestres que distorceriam a Palavra de Deus.

2.1 Jesus Advertiu Sobre os Falsos Profetas:

Mateus 7:15-16 "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?"

Os falsos profetas podem parecer piedosos, mas seus frutos (ações e ensinos) mostram sua verdadeira natureza.

2.2 João e o Discernimento Espiritual:

1 João 4:1 "Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo."

João ensina que devemos testar os espíritos, comparando os ensinos com a Palavra de Deus para evitar o engano.

3. Como Identificar um Falso Profeta Hoje?

Os falsos profetas continuam a enganar muitas pessoas. Aqui estão alguns sinais para identificá-los:

Suas profecias não se cumprem – (Deuteronômio 18:22).

Pregam prosperidade e bênçãos sem arrependimento (Jeremias 23:16-17).

Deturpam a Palavra de Deus para benefício próprio (2 Pedro 2:1-3).

Têm uma vida imoral ou corrupta (Mateus 7:15-16).

Ensinam um evangelho diferente do verdadeiro ensinamento de Cristo (Mateus 7.21-23).

4. Como Se Proteger das Falsas Profecias?

Conheça a Palavra de Deus – Estude a Bíblia para discernir a verdade (Atos 17:11).

Ore por discernimento – Peça a Deus sabedoria para identificar o engano (Tiago 1:5).

Examine os frutos – Avalie o caráter e os ensinos dos líderes espirituais (Mateus 7:16).

Permaneça firme na fé – Não se deixe levar por falsas doutrinas (1 Pedro 5.9).

Conclusão:

Desde os tempos antigos até hoje, falsos profetas têm usado o nome de Deus para enganar. Mas a Palavra de Deus nos dá critérios claros para identificá-los e nos proteger. Devemos estar vigilantes, buscar discernimento e sempre comparar qualquer ensino com as Escrituras.

Que este estudo nos ajude a permanecer firmes na verdade, seguindo apenas a voz do Bom Pastor, Jesus Cristo.

Versículo-chave:

Mateus 24:24 – “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”
Tiago Sampaio Cruz

Estou aqui apenas para entregar as revelações de Deus para todas as gerações. e também afirmar, que o Senhor Jesus já retornou há muito tempo! O meu objetivo aqui, é de levar a palavra da verdade em todos os lugares do mundo. - Sobre mim: Creio que o Espírito Santo, é o retorno do Senhor Jesus! A primeira vinda de Jesus foi em carne. (João.1.14). - A segunda vinda de Jesus foi em Espírito, para entrar dentro do seu povo. Veja o que Jesus disse: Eu neles, e tu em mim. (João 17:23) Lembre-se, Jesus já está conosco para sempre!

Postar um comentário

Gostou da postagem?
Deixe o seu comentário sobre este assunto.

Postagem Anterior Próxima Postagem