O Castigo dos Líderes Religiosos do Tempo de Jesus
Em Lucas 11:50-51 diz, Por causa disso esta gente de hoje será castigada pela morte de todos os profetas assassinados desde a criação do mundo,
começando pela morte de Abel até a morte de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o Lugar Santo. Sim, eu afirmo a vocês que o povo de hoje será castigado por todos esses crimes.
Significado de Lucas 11:50-51
Jesus está repreendendo os líderes religiosos da sua época, especificamente os fariseus e mestres da Lei, por sua hipocrisia e resistência à verdade de Deus. Esses versículos fazem parte de uma série de "ais" (advertências severas) contra eles.
Explicação
Responsabilidade pelo sangue dos profetas
Jesus declara que a geração de sua época será responsabilizada pela morte de todos os profetas enviados por Deus desde o início da história. Isso não significa que aquelas pessoas mataram pessoalmente todos os profetas, mas que estavam seguindo o mesmo padrão de rejeição e perseguição aos mensageiros de Deus.
De Abel a Zacarias
Abel (Gênesis 4:8) foi a primeira pessoa justa a ser assassinada, morto por seu irmão Caim.
Zacarias (provavelmente Zacarias, filho de Joiada, em 2 Crônicas 24:20-22) foi um profeta que repreendeu o povo por abandonar Deus e foi apedrejado no templo.
Esses dois nomes simbolizam toda a história da perseguição aos justos, de Gênesis a 2 Crônicas (que era o último livro da Bíblia Hebraica na ordem judaica).
A culpa recai sobre aquela geração
Jesus afirmou que "o povo daquela época seria castigado por todos esses crimes" porque eles estavam prestes a cometer o maior de todos os assassinatos: a morte do próprio Filho de Deus. Eles repetiriam a rejeição aos profetas ao rejeitar e crucificar Jesus.
Aplicação e Reflexão
Deus chama Seu povo ao arrependimento, mas muitos continuam endurecendo o coração e rejeitando Sua Palavra.
A religiosidade vazia, sem obediência sincera a Deus, pode levar até mesmo os que dizem servi-Lo a perseguirem aqueles que realmente O seguem.
Jesus revela que o julgamento viria sobre aquela geração (o que, historicamente, aconteceu com a destruição de Jerusalém em 70 d.C.).
Esses versículos são um alerta sobre a responsabilidade de reconhecer e seguir a verdade de Deus, sem cair na hipocrisia religiosa.