Resposta: Não Existe um Tempo Exato Para Qualquer Geração?
O Tempo de duração de uma geração
Quando se pensa em geração no sentido de pessoas que vivem em determinada época, é difícil especificar a duração exata dela, tudo vai depender do contexto de cada época e de como seria os limites razoáveis do tempo da vida humana. Cada contexto dentro da Bíblia é que deve definir quanto tempo dura uma geração.
Veja o caso das gerações de Adão até Noé. A duração média do tempo de vida era de 850 anos para cada pessoa (Gênesis 5:-31; 9:29). Depois do dilúvio, a expectativa de vida diminuiu radicalmente para cento e vinte anos (Gênesis 6:3). Abraão, por sua vez, foi uma exceção a regra e viveu cento e setenta e cinco anos (Gênesis 25:7). Mais tarde a média de vida caiu para setenta ou oitenta anos conforme o Salmo 90:10:
Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. (Gênesis 6:3)
"Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos".
Não que isto seja regra geral, pois alguns podem viver bem mais conforme a genética e o meio ambiente em que cada um viveu. Mesmo assim, a grande questão que continua é a de sempre, ou seja, sobre quanto tempo dura uma geração. Uns calculam 40 anos, outros 48 anos, outros 50 e ainda outros 70 anos.
O tempo de uma geração do ponto de vista profético
Do ponto de vista profético, muita gente afirma que uma geração tem quarenta anos. Mas, devido aos dados analisados acima, devemos ter a cautela e considerar o numeral quarenta como um número apenas simbólico do ponto de vista profético. Há muita coisa envolvendo o número quarenta na Bíblia.
Sobre este número, devemos observar que ele está relacionado a vários períodos de julgamento ou de condenação conforme Gênesis 7:4 e Ezequiel 29:11, 12. Também foi o período em que "se acendeu a ira do SENHOR contra Israel, e fê-los andar errantes pelo deserto quarenta anos, até que se consumiu toda a geração que procedera mal perante o SENHOR". (Números 32:13)
Há muitos outros textos que falam sobre o número quarenta de maneira profética e significativa na Bíblia:
40 dias e quarenta noites do dilúvio (Gênesis 7,4.12);
40 dias e 40 noites Moisés passa no Monte (Êxodo 24,18; 34,26; Deuteronômio 9,9-11; 10,10);
40 anos foi o tempo da peregrinação pelo deserto (Números 14,33; 32,13; Deuteronômio 8,2; 29,4, etc);
40 dias que Jesus jejuou antes de começar seu ministério (Mateus 4,2; Marcos 1,12; Lucas 4,2);
40 dias depois da Ressurreição acontece a ascensão de Jesus (Atos 1,3).
40 chicotadas eram dadas a alguém que errava como forma de correção (Deuteronômio 25,3)
40 chicotadas Paulo recebeu pelo menos cinco vezes menos uma (2ª Coríntios 11,24).[4]
Conclusão:
Realmente, não é possível especificar a duração exata de uma geração. Tudo depende da época em que cada geração viveu para que a duração do tempo de vida estivesse dentro dos limites razoáveis. Os limites para o tempo de vida de uma geração estão concentrados em determinadas épocas ou tipo de população. Do ponto de vista das Escrituras, tudo também depende do contexto de cada passagem bíblica. Assim, cada contexto determina a duração de uma geração.
Sobre a geração descrita em Mateus 24:34 que iria ver o cumprimento do sermão profético de Jesus, o cumprimento exato de todo o capítulo 24 de Mateus se deu no prazo exato de quarenta anos, quando no ano 70 d.C. Jerusalém foi destruída pelo exército romano. Boa parte daquela geração contemporânea de Jesus esteve viva para ver o cumprimento de suas palavras:
Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino. (Mateus 16:27,28)
Postar um comentário
Gostou da postagem?
Deixe o seu comentário sobre este assunto.