Será Mesmo Que Você já Está Salvo?
Muitos crentes preteristas afirmam estar salvos com base nas palavras de Paulo que diz. Se com a tua boca confessares a Jesus, serás salvo” (Rm 10:9), e também se apegam a Romanos 8:1 que diz. “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”
Contudo, ao focar-se nas epístolas paulinas, alguns têm negligenciado os ensinamentos diretos de Jesus. Em Mateus 7:21-23, Cristo deixa claro que nem todos os que O chamam de “Senhor” entrarão no Reino dos Céus; muitos serão rejeitados, apesar de seus atos religiosos.
Além disso, alguns preteristas argumentam que “ninguém mais tem pecado”, citando João Batista que fala: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1:29).
Mas será que isso significa que todos estão automaticamente livres do pecado? Não exatamente. A obra redentora de Cristo oferece perdão a todos os tipos de pecado, independentemente de sua gravidade, mas não anula a necessidade de arrependimento individual.
Amados irmãos em Cristo, reflitam comigo:
1. Se Jesus veio tirar o pecado do mundo, por que Jesus condenou os líderes religiosos de Sua época?
2. Se ninguém mais peca, por que Jerusalém foi julgada e destruída em 70 d.C., com a morte de milhares de judeus?
3. Se todos já estão salvos, por que Jesus afirmou que nem todos os crentes entrarão no Reino dos Céus?
4. Você, preterista, diz que Jesus morreu por você. Mas como Ele poderia ter morrido por alguém que nem existia naquela época?
5. Com que autoridade afirma que seus pecados já foram perdoados, se você não é judeu?
6. Você tem mais de dois mil anos? Viveu em Jerusalém no primeiro século?
7. Se o pecado foi plenamente removido na cruz, por que Ananias e Safira morreram imediatamente após pecarem gravemente?
8. Por que muitos se perderam, se o pecado já estava extinto?
9. Por que apenas um dos ladrões crucificados ao lado de Jesus entrou no Reino?
10. Por que Jesus ensinou Seus discípulos a pedirem perdão a Deus?
11. E se todos os pecados já foram perdoados, por que Jesus declarou que o pecado contra o Espírito Santo jamais será perdoado?
Conclusão
Irmãos, não se apeguem cegamente às palavras de Paulo sem considerar o ensino central de Cristo. Como podem afirmar que estão salvos enquanto praticam adultério, fornicação, embriaguez, traição e prostituição? Será isso é agradável a Deus?
A salvação não depende apenas de confissões ou doutrinas, mas da obediência à vontade de Deus: “Nem todo o que Me diz: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos céus” (Mt 7:21). Santidade é essencial, pois “sem ela ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14).












