Bíbliologia - Visão Panorâmica da Bíblia Cap.1

CAPÍTULO 01
 BIBLIOLOGIA "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." –
João 1:1 A Bíblia é o livro sagrado do Cristianismo. Ela é o livro mais famoso e mais produzido no mundo. Seus 66 livros foram escritos por mais de 40 pessoas, das mais diferentes profissões, culturas e nacionalidades, durante um perí-odo de cerca de 1.500 anos. Nela se encontram os mais variados gêneros literários, como histórias, biografias, leis, poesias, hinos, canções, provérbios, cartas, sermões, profecias e visões, que mostram como Deus se relaciona com a humanidade. Sua incrível uniformidade faz da Bíblia um livro singular, que só poderia ter sido escrito sob inspiração divina. De fato, ela mesma reivindica uma inspiração especial de Deus: a expressão "e Deus disse", ou equivalente, ocorre mais de 2.600 vezes. Que é a Bíblia? Um simples olhar lançado sobre o índice basta para ver que ela é uma "biblioteca", uma coleção de livros muito diversos. Quando se consultam as introduções a esses livros, a primeira impressão se confirma: distribuindo-se por mais de dez séculos, os livros provêm de dezenas de autores diferentes; uns estão escritos em hebraico (com certas passagens em aramaico), outros em grego; apresentam gêneros literários tão diversos quanto a narrativa histórica, o código de leis, a pregação, a oração, a poesia, a carta, o romance.

"Nascida no Oriente e vestida de formas e imagens orientais, a Bíblia percorre as estradas do mundo inteiro, familiarizada com os caminhos por aonde vai; penetra nos países, um após outro, para em toda parte sentir-se bem, como em seu próprio ambiente. Aprendeu a falar ao coração do homem em centenas de línguas. As crianças ouvem suas histórias com admiração e prazer, e os sábios ponderam-nas como parábolas de vida. Os maus e os soberbos estremecem com os seus avisos, mas aos ouvidos dos que sofrem e dos penitentes sua voz tem timbre maternal. A Bíblia está entretecida nos nossos sonhos mais queridos, de sorte que o amor, a amizade, a simpatia, o devotamento, a saudade, a esperança, cingem-se com as belas vestimentas de sua linguagem preciosa. Tendo como seu esse tesouro, ninguém é pobre nem desolado. Quando a paisagem escurece, e o peregrino, trêmulo, chega ao vale da sombra, não teme nele entrar: empunha a vara e o cajado da Escritura: diz ao amigo e companheiro - Adeus, até breve. Munido desse apoio, avança pela passagem solitária como quem anda pelo meio de trevas em demanda da Luz". Henry Van Dyke Deus criou o homem para manter um relacionamento de profunda comunhão. No desejo de se revelar ao homem, o Senhor Deus lhe comunica o Seu conhecimento falando de três formas: Através da voz da natureza (S119.1-4; Rm 1.20), Por meio da Sua Palavra escrita (Mt 4.1-11; Ap 1.10,11), e, por fim,Deus fala por intermédio do Seu Filho Amado, JESUS, a Palavra Viva que se fez carne e habitou entre nós (Hb 1.1,2). O nosso estudo procura abordar a Palavra Escrita. A Bíblia esta resumida em tema central: a história do plano de Deus que visa a redenção do homem, prisioneiro do pecado, por meio da morte expiatória e ressurreição de Jesus Cristo, o Filho eterno do Deus Vivo.

 A primeira porção da Bíblia conta a história de muitos povos e em particular a história do povo de Israel. Com frequência eles tiveram que enfrentar os mesmos problemas que eu e você temos de enfrentar hoje em dia. E muitas vezes reagiram da mesma maneira que nós! Ora confiaram em Deus, ora duvidaram dEle. Viram seus poderosos milagres, mas precisaram da segurança da Sua presença. Era o Seu povo escolhido, mas com frequência tiveram que enfrentar testes e dificuldades. Todo aquele que teve um encontro real com o SENHOR JESUS deve procurar conhecer também a Sua Palavra (Bíblia), A Bíblia, ao mesmo tempo em que é fonte para a vida espiritual, é também uma ferramenta de suma importância para a edificação da Igreja. Uma igreja onde os membros são bem alimentados (instruídos) na Palavra (Dt 8.3), passa a conhecer melhor o seu Deus, a ter maior intimidade e, como consequência, torna-se um povo forte e ativo (Dn 11.32). Por outro lado, o povo que não conhece a Palavra de Deus, pode ser destruído pelo diabo (Os 4.6a,14b), erra constantemente (Mt 22.29), e facilmente será levado de um lado para outro sob qualquer vento de doutrina (Ef 4.14). O reitor de uma grande Universidade afirmou: "Estou convicto do valor de uma educação universitária para homens e mulheres. Mas creio que o conhecimento da Bíblia sem um Curso Superior é mais valioso do que um Curso Superior sem a Bíblia." Devemos ter sede e fome pela Palavra de Deus a ponto de explodirmos em gozo e exclamarmos como o Salmista no Salmo 119.97-100: “ 97 Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!  98 Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo. 99 Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. 100 Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos”.

O estudante da Bíblia deve ter o cuidado de não ceder à tentação de estudar assuntos isolados dos Livros Sagrados sem ter um conhecimento geral do todo. O estudo esfacelado só traz prejuízos, pois, defrauda o estudante que não aproveitara em nada as horas de estudo. Há muita gente preocupada em estudar Escatologia (estudo das ultimas coisas), quando ainda não conhece os livros da Bíblia e a história da redenção. Todo estudo deve ser sistemático. Conhecer a Bíblia sem conhecer o Espírito Santo que a inspirou, leva o homem ao formalismo. Conhecer o Espírito Santo e não conhecer a Bíblia leva o homem ao fanatismo. Em nossa mente deve estar sempre viva a exorta- ção do Senhor Jesus: "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mt 22.29). Ao estudar a Bíblia há o grande privilegio de se ter o Autor ao lado para esclarecer duvidas e orientar nas questões obscuras (Jo 16.13). O brado de alerta do profeta Oséias continua ecoando nos quatro cantos da terra: "Conheçamos/ e prossigamos em conhecer ao penhor" (Os 6.3a).

Postar um Comentário

Gostou da postagem?
Deixe o seu comentário sobre este assunto.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja Mais!