Primeira Guerra Mundial


Conflito que resultou em 10 milhões de mortes.

A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918. Esse conflito global envolveu 17 países e resultou na morte de aproximadamente 10 milhões de pessoas. Antes da Segunda Guerra Mundial, o primeiro confronto era chamado de "Grande Guerra" ou "Guerra das Guerras"Nações de grande força participaram da Primeira Guerra Mundial elas se organizaram em duas alianças: de um lado a "Tríplice Aliança”, do outro, a "Tríplice Entente". Os países que faziam parte de cada uma eram:

• Reino Unido, Rússia e França (Tríplice Entente);
• Itália, Alemanha e Império Austro-húngaro (Tríplice Aliança).

Com o avançar da guerra, outros países passaram a atuar dentro dessas alianças. Em 1917, por exemplo, os Estados Unidos ingressou na Tríplice Entente. Já a Itália, mudou de lado no ano de 1914. Além deles, as nações que participaram do conflito foram:

• China
• Brasil
• Japão
• Portugal
• Austrália
• Luxemburgo
• Países Baixos
• Reino da Sérvia
• Estados Unidos
• Império Britânico
• Reino da Romênia
• Império Turco-Otomano

O começo da Primeira Guerra Mundial:
Várias situações desencadearam a primeira guerra, mas o fato considerado estopim foi o assassinato de Francisco Ferdinando, um arquiduque e herdeiro da Áustria, no dia 28 de junho de 1914. Quem o matou foi um sérvio e o crime despertou conflito entre as nações da Áustria-Hungria e o Reino da Sérvia.

Outro fator motivador para o início da Primeira Guerra Mundial foi a política imperialista propagada pelas nações de grande potência. Pois, entre vários países existiam as disputas pelo poder. Além disso, outras razões desencadearam a guerra como:

• Corrida armamentista;
• A Primeira e Segunda Guerra Balcânica;
• Conflitos do Império Turno
• Alianças Militares
• O extremo nacionalismo sérvio
• Brigas entre ingleses, alemães e franceses pelo território do Marrocos.

Imperialismo:
Desenvolvido pelas nações europeias, o Imperialismo tinha como principal objetivo dominar territórios que eram de interesses políticos. As nações que adotavam essa postura eram: Alemanha, França, Inglaterra e Holanda. Todos esses países tinham a finalidade de provocar a expansão política e ter o domínio cultural, territorial e econômico.

Guerra Balcânica:
A Guerra Balcânica, a primeira e a segunda, teve forte influência na Primeira Guerra Mundial. Isso ocorreu porque os países europeus de grande poder tinham interesses no domínio do territorial da península balcânica, que fica no sudeste da Europa.

As fases da Primeira Guerra Mundial.

A Primeira Guerra Mundial passou por três fases:

• A primeira fase: ficou conhecida como a "Guerra de Movimento" (1914), nela surgiram as alianças;
• A segunda fase: essa, por outro lado, ficou marcada pelo começo de grandes disputas e foi chamada de Guerra de Trincheiras (1915 – 1917);
• A terceira fase: foi denominada de "Segunda Guerra de Movimento" ou Fase Final.

As três etapas da guerra:
Na fase inicial da guerra, as nações em conflito possuíam ainda equilíbrio de forças, pois o número de soltados e equipamentos eram relevantes. Ainda que alguns deles não tinham grandes armamentos, ganhavam destaque em operações no mar.

Um dos países com destaque em armamentos pesados foi a Alemanha, inclusive, por esse motivo, teve facilidade em invadir Paris, após atravessar a Bélgica. Esse processo desencadeou a Batalha de Marne, que iniciou em 5 de setembro e terminou no dia 12 do mesmo mês, em 1914. Apesar da grande artilharia, os alemães foram derrotados pelos franceses.

Após essa etapa, ocorreu a segunda fase da Primeira Guerra Mundial, período em que houve a construção das trincheiras, por esse motivo foi dado o nome "Guerra das Trincheiras". Esse momento é apontado pelos historiadores como o mais sangrento da batalha e ainda não indicava quais nações sairiam vencedoras, pois ambos os blocos estavam em equilíbrio.

Até o momento, os Estados Unidos não participava de forma direta da Primeira Guerra Mundial. Contudo, enviava auxílios para as nações integrantes da Aliança Entende. Isso ocorreu porque os EUA temia em perder o controle imperialista e industrial para a Alemanha. Esse período é considerado como a terceira fase do conflito.

Em 1917, em função da Revolução Russa, esse país abandonou a Primeira Guerra Mundial. A partir de então, os alemães atacaram embarcações que forneciam armamentos para o Reino Unido, um dos seus inimigos. Com isso, soldados norte-americanos foram abatidos pela Alemanha.

A partir de então, nos Estados Unidos, no dia 6 de abril de 1917 entrou na guerra. Isso permitiu que a Itália e a França fossem invadidas, além disso, a Alemanha já havia sofrido várias derrotas. No final de 1918, a população alemã se revoltou contra o próprio rei da nação, Guilherme II, para pôr fim a guerra. Ele abdicou do trono e, no dia 11 de novembro de 1918, acabou o conflito. Mas foi apenas no ano seguinte, em 1919 que a paz foi firmada por meio do Tratado de Versalhes.

Primeira Guerra Mundial: os resultados.
As consequências da Primeira Guerra Mundial foram desastrosas. Acredita-se que o conflito resultou em aproximadamente 10 milhões de mortes. Além disso, as nações derrotadas passaram por crises econômicas e sociais, além de enfrentarem pobreza e fome, além de fragilidade política.

Outro resultado da guerra foi o Tratado de Versalhes, um acordo de paz firmado entre as nações vencedoras da Primeira Guerra Mundial e a Alemanha. Os países selaram a decisão no dia 28 de junho de 1919 e puseram o devido fim no conflito.

O envolvimento do Brasil:
Após a deflagração da Primeira Guerra Mundial, o Brasil manteve neutralidade. O país tinha uma relação política com a Alemanha, pois enviava soldados para compor o quadro do exército e, em troca, recebia armamentos. Contudo, essa bom relacionamento chegou ao fim quando a Alemanha atacou embarcações brasileiras.

Em 11 de abril de 1917, um submarino alemão afundou o navio brasileiro Paraná. O fato foi suficiente para provocar o rompimento de relações entre Brasil e Alemanha, inclusive no mês seguinte outros dois navios comerciais do país foram abatidos por alemães. Diante desse cenário, a defesa brasileira declarou participação na guerra em abril de 1917.

O Brasil adotou diversas ações contra os alemães, uma delas foi cassar licenças de seguros e de bancos da Alemanha. Além disso, a defesa brasileira confiscou 45 navios mercantes que estavam atracados em portos do território nacional. A nação verde-amarela ainda auxiliou com ajuda médica os soldados feridos e foi o único país da América do Sul a fazer parte do conflito com perfil combatente.

Postar um Comentário

Gostou da postagem?
Deixe o seu comentário sobre este assunto.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja Mais!