Bíbliologia - Visão Panorâmica da Bíblia Cap.5

CAPÍTULO 05 
OS ESCRITORES 
A. OS ESCRITORES DA BÍBLLA Desde os tempos mais antigos, Deus fez os homens guardarem um registro escrito de suas palavras e revelações. Durante um período de aproximadamente 1400 a 1600 anos, por mais ou menos 40 homens. Inspirados por Deus, eles deixaram registrado para as gerações vindouras a Palavra Eterna de IHAVÉH. Foram homens dos mais variados segmentos da sociedade, tais como: Rei, camponês, pescador, médico, teólogo, sacerdote, legislador, profeta, cobrador de impostos, etc... Os Livros foram escritos em épocas, ambientes e circunstâncias as mais diversas, no entanto, formam apenas um único livro, com um único e grande tema. Deus foi o autor, tais homens, os escritores. Miraculosamente, Deus permitiu que a natureza e personalidade de cada escritor transparecessem através de cada escrito. Esses homens não foram meros secretários, mas cooperadores de Deus.


B. A REVELAÇÃO & INSPIRAÇÃO da BÍBLIA

O homem não teria o conhecimento de Deus se o próprio Deus não se revelasse de forma clara e real. A Bíblia seria um, entre milhares de livros ultrapassados, se não fosse inspirada pelo Espírito Santo de Deus. Portanto, o que conhecemos de Deus, chegou até nós por revelação e inspiração.
REVELAÇÃO Revelar significa "tirar o véu", ou "remover a coberta" que esconde um objeto para o expor à vista. Deus é conhecido, segundo a Bíblia, não porque os homens, nos seus esforços intelectuais o descobriu (ICo 1.21), mas Deus mesmo se revelou. O Poder e a Divindade de Deus foram reveladas através da Sua criação (Rm 1.20). No entanto, as maravilhas da criação não dá ao homem a capacidade de adquirir o conhecimento de Deus que o seu coração pede. Deus é a fonte da Vida, e o conhecimento dEle introduz o homem em uma vida cada vez mais perfeita (S119). Conhecer Deus através de palavras é uma coisa, mas conhecer Deus porque Ele se revelou, é algo de causar impacto duradouro. Jacó teve uma revelação especial de Deus (Gn 28.10-13) Moisés conhecia Deus por tradição do seu povo, um dia, porém, o próprio Deus se revelou a ele, e aquela revelação mudou radicalmente a sua vida (Êx 3.1-6). Quando o Senhor se revelou a Jó, ele não se conteve e exclamou: "Eu te conhecia só de ouvir mas agora os meus olhos te vêem. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza"(Jó 42.5,6). Extensa é a lista de homens e mulheres que, nas páginas sagradas, tiveram uma revelação de Deus. "O Criador opera, a Criatura contempla: o Senhor se apresenta, o homem percebe; o Senhor fala, o homem ouve: o Senhor se revela e o homem entende algo da Sua Majestade, da Sua Santidade, da Sua Justiça e da Sua Glória"(A.R.Crabtree - Teologia do Velho Testamento - O É o termo inspiração que descreve, no sentido bíblico, a habilitação dos escritores que produziram os livros da Bíblia. A inspiração significa a atuação do Espírito Santo no espírito de homens idôneos, escolhidos, para receberem e transmitirem as mensagens da revelação divina (2Pé 1.19-21). Em outras palavras, inspiração é o sopro de Deus (grego = Theopneustos), onde o Criador, sobrenaturalmente, dirige com perfeita exatidão e de forma infalível o registro da Sua Palavra, sem, com isso, prejudicar a inteligência, individualidade, estilo literário, ou sentimentos pessoais dos escritores humanos (2Tm 3.16). "Por meio da inspiração divina, os escritores da Bí- blia falaram com autoridade do passado desconhecido, escreveram sob orientação divina as porções históricas, revelaram a Lei, escreveram a literatura devocional... registraram a mensagem profética contemporânea, e professavam o futuro" (C.I. Scofield).

 C. A AUTORIDADE DA BÍBLIA 
Embora os Oráculos de Deus tenham sido escritos por homens e tragam marcas indeléveis de sua escrita humana, não obstante, sob influência do Espírito Santo a ponto de serem também as palavras de Deus, a expressão adequada e infalível de Sua mente e vontade conosco. Enquanto que a Bíblia está classificada entre os registros históricos, pertence ela a uma categoria inteiramente distinta; e que, diferentemente de todos os demais escritos, ela não é apenas digna de fé, mas não contém erros e é incapaz de erro; e que assim é porque se distinguem absolutamente de todos os outros livros, visto que em si mesma, em cada uma das suas palavras, é a própria Palavra de Deus. As provas arqueológicas, históricas, a unidade de seus escritos, as evidências claras e visíveis no contexto humano atestam a veracidade e a autoridade divina da Bíblia. Não cabe neste momento fazer uma exposição teológica, histórica ou científica acerca de tal autoridade. A Teologia Sistemática ao abordar este assunto o faz com mais detalhes e profundidade.

Postar um Comentário

Gostou da postagem?
Deixe o seu comentário sobre este assunto.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja Mais!